top of page

O fantástico mundo dos livros


A leitura é uma exigência escolar desde bem cedo na vida dos indivíduos. Como adulto responsável, os pais o incentiva o quanto pode e sabemos que tem sido cada vez mais difícil com tanta tecnologia disponível ao alcance de um touch, mas será que você mesmo tem ideia de todos os benefícios que a leitura traz?

Vamos elencar curiosidades fenomenais sobre a saúde e o bem-estar que a leitura pode proporcionar às crianças e aos jovens. Esperamos assim, ajudá-los a incentivar o hábito e o gosto pela leitura!



Leitura é academia para o cérebro

A prática da leitura literalmente exercita os neurônios, aumentando as sinapses ao forçar o uso da memória de nomes, personagens, dados cronológicos e situações para conseguir acompanhar o desenvolvimento da narratividade. Além disso, a leitura de poemas e textos de difícil interpretação tornam o cérebro elástico e ativo, tornando o leitor perspicaz e aumentando a dinâmica do raciocínio. É comprovado que toda essa musculação cerebral diminui em mais de 30% as chances de doenças mentais como o Alzheimer.


A leitura produz gente feliz

Quem lê, além de combater com eficiência a ansiedade e a depressão ainda tem motivos de sobra para se sentir verdadeiramente mais feliz. É que a concentração que desenvolvem, junto com a empatia e o senso de organização das prioridades e o planejamento da própria narrativa de vida favorecem para um ambiente de autossatisfação e, portanto, felicidade.



Relaxante e revigorante

A leitura silenciosa faz com que os batimentos cardíacos diminuam, a respiração se aprofunde e os músculos relaxem. Isso acontece nos seis primeiros minutos de leitura! Por isso, papai, mamãe, não fiquem muito zangados se ao iniciar no hábito da leitura seus filhos reclamem que têm sono e até durmam sobre os livros. Aos poucos eles estarão envolvidos com a narrativa e esse relaxamento inicial servirá para mantê-los mais tempo presos a história.


Inteligência emocional

Ao se familiarizar com a narrativa e compreender seus personagens: os sonhos, as expectativas, as mazelas de cada um; a criança se transporta de seu ego e de seu contexto, para o ego e o contexto de outrem. Esse treino constante amplia a capacidade de empatia, compaixão e solidariedade e por outro lado também amplia o conhecimento sobre o ser humano e aumenta a capacidade da criança de se defender de determinadas armadilhas psicológicas, sociais e morais.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page