Como organizar um Plano de Estudo para o ENEM

15.05.2019

 


“Somente organizando a semana é que o aluno consegue observar quantas horas líquidas de estudo ele tem." - Eduardo Galves, professor do QG no ENEM.



Ter um bom planejamento é um passo muito importante para ter sucesso no ENEM. E hoje existem diversas ferramentas que auxiliam nessa jornada. Mas, como fazer um plano de estudo? O plano precisa ser realizado de acordo com o curso escolhido, isso é importante para você saber quais disciplinas precisa dar mais atenção. Montando o seu horário, você terá como conciliar momentos de lazer e repouso.



Aplicativos


Quem hoje em dia que não usa aparelhos como tablet, celular ou computador com frequência? E eles podem te ajudar muito na hora de estudar; em especial, quando usados para planejar e montar um cronograma de estudos. Usar agendas ou blocos de notas digitais torna o planejamento mais dinâmico, por permitir o acesso de qualquer lugar. E, com isso, ter uma rotina organizada.

Separamos alguns sites/aplicativos úteis para você, destacando suas principais funcionalidades. Confira:

 

 

 

Google Agenda

É uma ferramenta gratuita do Google disponível para computadores e celulares com o sistema Android.


• É simples, intuitiva, prática e fácil de mexer: nela, é possível que você coloque, dia a dia, tudo o que tem que estudar durante certo horário. Por exemplo, você pode colocar “estudar Biologia das 15h às 16h”.


• Permite criar lembretes, eventos e compromissos: você pode colocar um som ou programar para receber uma notificação ou e-mail quando estiver próximo ao horário de começar determinado estudo.


• Possibilita montar mais de uma agenda: com isso, você pode compartilhar os calendários, caso, por exemplo, esteja estudando em grupo.


• Trabalha com cores: ao separar os eventos por cores, a visualização fica mais rápida e fácil. Você pode separar as disciplinas, como, por exemplo: rosa para Química, verde para História, amarelo para Matemática, etc.


 

Google Keep

É um serviço, também conectado ao Google, criado para fazer anotações. Você também pode baixar o aplicativo para celular e tablet.


• É dinâmico e fácil de usar: o aplicativo é excelente para quando se está no meio da rua e quer salvar algo de forma prática e rápida.


• Vai além das anotações: você também pode juntar imagens, separar links de sites, entre outros. Também é possível salvar áudios.


• É visual e auditivo: para quem está estudando para o Enem, é um aplicativo interessante porque não é só texto. Então, o estudante que é mais visual ou auditivo vai se beneficiar.


• Permite armazenamento: você pode salvar arquivos no Google Keep e, ao mesmo tempo, eles serão salvos no Google Drive – serviço de armazenamento com grande capacidade.


 

Evernote

É um aplicativo para celular e tablet que é um banco de anotações no qual você fazer o que precisar no momento.


• Organiza seus arquivos: você pode salvar textos, artigos, notícias, vídeos, etc. Vale guardar assuntos da atualidade e que podem ser abordados no Enem.


• Armazena links: você pode salvar os links de assuntos que tem interesse e que não pode ler no momento, deixando-os para depois.


• Cria recursos inteligentes: no Evernote, você pode montar tabelas, gráficos, listas de verificação, fazer áudios, etc. É interessante para fazer revisões de matérias importantes que podem cair nas provas.


• Funciona offline: mesmo sem acesso à internet, você pode trabalhar neste aplicativo. Tudo o que fizer será salvo.


• Faz pesquisas: esta é uma das principais funcionalidades. Sempre que precisar encontrar algo, mesmo que seja em PDF ou em uma anotação à mão, você encontrará o arquivo.
 

 

 

Faça o teste e bons estudos!

 

 

Fonte: Brasil Escola

 

 

 

Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Coesão Textual - Parte II

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags