4 maneiras de ajudar seu filho a encarar o Ensino Fundamental

14.01.2019

 

 

O ingresso ao primeiro ano promove uma série de mudanças na rotina escolar. Diminui o tempo de brincadeiras e aumenta os horários de estudo. As bonecas e carrinhos, que geralmente faziam parte da mochila, agora contam com dias determinados para serem utilizados.

É um ritmo diferente, um pouco mais acelerado, mas são mudanças necessárias e fazem parte da evolução natural e saudável da vida da criança. Entretanto, é de suma importância a participação da família para ajudar os pequenos da melhor forma possível. Saiba como você pode ajudar.

1- COMPARTILHE EXPERIÊNCIAS

Divida com seu filho os momentos que você passou na sua época. Vale comentar das dificuldades e ansiedades, mas não esqueça dos momentos divertidos. Isso irá incentivá-lo, mostrando que esse processo é natural e todos passam por isso, inclusive você.


2- MOSTRE OS PONTOS POSITIVOS

Algumas coisas mudarão, isso é fato, mas não quer dizer que será pior. Crescer é um processo importante e traz seus pontos positivos. Mostre a ele que ele terá mais autonomia, aprenderá diversas coisas novas e, em breve, estará lendo e escrevendo sozinho.


3- EVITE DEMONSTRAR ANSIEDADE

Sim, os pais também sentem ansiedade pelos filhos. Demonstre segurança, incentivando, conversando e estimulando o entendimento de que a criança está passando para essa fase, por ter idade e que está pronta para isso. Assim, você estará colaborando na autoestima e deixará a criança mais segura para viver as novidades.


4- CONHEÇA A NOVA ESCOLA

Se o seu pequeno está mudando de uma escola para outra, vale levá-lo para conhecer a infraestrutura e sua futura sala. Caso a escola seja a mesma, verifique se houve reformas nas dependências durante as férias escolares, e aproveite para conhecer a nova sala de aula juntos. 

Seu apoio neste momento é fundamental e, com certeza, seu filho levará para toda sua vida. 

 

Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Coesão Textual - Parte II

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags