Qual a importância das histórias na infância?

23.08.2018

 

O que acontece quando a criança mergulha no mundo da ficção? Quais estímulos as histórias proporcionam à elas? 
Talvez não saibamos, mas, por trás de cada leitura, seja para elas, ou com elas, desenvolvemos habilidades que podem perdurar para toda a sua vida. Confira quais benefícios a leitura pode trazer ao seu pequeno.




O QUE A IMAGINAÇÃO PODE FAZER


Lidar com histórias fictícias, entrar em contato com aquilo que é abstrato desde cedo, possibilita a criança ir “longe” mesmo sem sair do lugar. À medida que a imaginação se desenvolve, elas aprendem como reagir às situações.

 



EMPATIA


Ao experienciar o prazer estético da literatura, a criança, mesmo sem saber, dá um passo gigantesco no sentido da empatia e da consideração pelo outro. Isso porque ela vive aquela situação e se torna mais consciente de outras formas de existir. 

 



VALORES ÉTICOS


A maioria das histórias abordam a luta entre o bem e o mal e mostram situações de amor, de perda e outros conflitos que fazem parte da vida real.
Mesmo que na realidade o bem nem sempre prevaleça, a lição que se aprende é positiva: seja o mocinho e não o bandido, faça o bem, defenda os mais fracos, acredite no poder do amor.

 



PRÓPRIAS EMOÇÕES


As histórias infantis ajudam as crianças a lidarem com seus próprios conflitos e emoções que ainda não conseguem verbalizar, como ansiedade e insegurança, por exemplo.
Por meio das histórias, elas assumem o papel do herói e lutam para vencer o mal. Isso estimula a autoestima e a autoconfiança das crianças, na medida em que se sentem mais fortes e corajosas para enfrentar seus medos e inseguranças.
O repertório do imaginário ainda colabora por deixá-las mais próximas de diversas realidades possíveis. Ou seja, elas adquirem exemplos práticos para aplicar no cotidiano ao considerar, por exemplo, como tal personagem reagiria a determinado problema?

 



ESCOLHAS


As histórias infantis mostram as consequências das decisões dos personagens. Assim, as crianças percebem que o desenrolar da história depende das escolhas, assim como na vida. Elas observam que nem todos os personagens são modelos de correção. Os que fazem coisas erradas sofrem as consequências.

 



VOCABULÁRIO


O enriquecimento do vocabulário, do uso da linguagem e da comunicação também mostra a real importância das histórias no universo infantil.
Por meio das histórias, as crianças são estimuladas a fazerem perguntas, aprendem e incorporam novos termos ao se comunicar. Muitas vezes, repetem as histórias que ouviram e até passam a inventar suas próprias narrativas, em um rico exercício de expressão das próprias ideias.
Introduzi-las à linguagem e à alfabetização dessa forma é uma iniciativa que sai do lugar comum e ainda fornece outras possibilidades de aprendizagem.

 



DIVERSÃO


Antes de qualquer coisa, histórias infantis são fontes de prazer para a criançada. Seja ouvindo um adulto contar, seja mergulhando sozinho no mundo imaginário de um livro atraente e colorido, ou representando heróis e aventuras com os amigos no quintal, ficção é sinônimo de diversão. As histórias oferecem a oportunidade de aliar o lúdico ao aprendizado. 

 



Fonte: Caminhos da Educação

 

 

Compartilhar
Please reload

Posts Em Destaque

Coesão Textual - Parte II

August 20, 2019

1/10
Please reload

Posts Recentes

August 15, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags