top of page

Qual a importância das histórias na infância?


O que acontece quando a criança mergulha no mundo da ficção? Quais estímulos as histórias proporcionam à elas? Talvez não saibamos, mas, por trás de cada leitura, seja para elas, ou com elas, desenvolvemos habilidades que podem perdurar para toda a sua vida. Confira quais benefícios a leitura pode trazer ao seu pequeno.

O QUE A IMAGINAÇÃO PODE FAZER

Lidar com histórias fictícias, entrar em contato com aquilo que é abstrato desde cedo, possibilita a criança ir “longe” mesmo sem sair do lugar. À medida que a imaginação se desenvolve, elas aprendem como reagir às situações.


EMPATIA

Ao experienciar o prazer estético da literatura, a criança, mesmo sem saber, dá um passo gigantesco no sentido da empatia e da consideração pelo outro. Isso porque ela vive aquela situação e se torna mais consciente de outras formas de existir.


VALORES ÉTICOS

A maioria das histórias abordam a luta entre o bem e o mal e mostram situações de amor, de perda e outros conflitos que fazem parte da vida real. Mesmo que na realidade o bem nem sempre prevaleça, a lição que se aprende é positiva: seja o mocinho e não o bandido, faça o bem, defenda os mais fracos, acredite no poder do amor.


PRÓPRIAS EMOÇÕES

As histórias infantis ajudam as crianças a lidarem com seus próprios conflitos e emoções que ainda não conseguem verbalizar, como ansiedade e insegurança, por exemplo. Por meio das histórias, elas assumem o papel do herói e lutam para vencer o mal. Isso estimula a autoestima e a autoconfiança das crianças, na medida em que se sentem mais fortes e corajosas para enfrentar seus medos e inseguranças. O repertório do imaginário ainda colabora por deixá-las mais próximas de diversas realidades possíveis. Ou seja, elas adquirem exemplos práticos para aplicar no cotidiano ao considerar, por exemplo, como tal personagem reagiria a determinado problema?


ESCOLHAS

As histórias infantis mostram as consequências das decisões dos personagens. Assim, as crianças percebem que o desenrolar da história depende das escolhas, assim como na vida. Elas observam que nem todos os personagens são modelos de correção. Os que fazem coisas erradas sofrem as consequências.


VOCABULÁRIO

O enriquecimento do vocabulário, do uso da linguagem e da comunicação também mostra a real importância das histórias no universo infantil. Por meio das histórias, as crianças são estimuladas a fazerem perguntas, aprendem e incorporam novos termos ao se comunicar. Muitas vezes, repetem as histórias que ouviram e até passam a inventar suas próprias narrativas, em um rico exercício de expressão das próprias ideias. Introduzi-las à linguagem e à alfabetização dessa forma é uma iniciativa que sai do lugar comum e ainda fornece outras possibilidades de aprendizagem.


DIVERSÃO

Antes de qualquer coisa, histórias infantis são fontes de prazer para a criançada. Seja ouvindo um adulto contar, seja mergulhando sozinho no mundo imaginário de um livro atraente e colorido, ou representando heróis e aventuras com os amigos no quintal, ficção é sinônimo de diversão. As histórias oferecem a oportunidade de aliar o lúdico ao aprendizado.


Fonte: Caminhos da Educação


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page