top of page

Estresse Infantil


O estresse é a forma física e emocional de como o corpo reage à pressão. Os efeitos de estresse variam de pessoa para pessoa, podendo causar sintomas mentais e físicos, como tensão, irritabilidade, falta de concentração, dificuldade para dormir, dificuldade em respirar, dor de cabeça, suor nas mãos, coração acelerado, entre outros.

QUAIS OS SINTOMAS? Por muitas vezes, a criança fica sobrecarregada devido a uma agenda cheia de atividades, o que pode chegar o estresse. Outro fator que pode influenciar são as brigas constantes na família, separação dos pais, troca frequente de escolas, falta de rotina, excesso de críticas e insegurança, violência física e superproteção também são grandes influenciadores para o estresse. Por isso, é importante ficar atento em sintomas que se tornam aparente, como: . Medo ou choro excessivo; . Irritabilidade; . Dor de cabeça; . Dores de barriga e diarreia; . Agressividade; . Perda ou ganho de peso; . Pesadelos; . Desobediência, entre outros. Lembrando que para ser identificado como estresse infantil, trata-se de um conjunto desses sintomas e não apenas um deles.

COMO AJUDAR? Procure saber o que está estressando o seu filho. E se possível, diminua a pressão que ele está passando. Porém, não o poupe demais, pois assim, ele não desenvolverá imunidade ao estresse. Fortaleça o seu pequeno para lidar melhor com situações de estresse excessivo, como: separação dos pais, falecimento na família, mudança de cidade, etc. A cooperação dos pais é fundamental para amenizar as condições da vida moderna.

EVITANDO O ESTRESSE: Para evitar o estresse, você pode deixar os compromissos do seu pequeno mais leves. Basta transformá-los em brincadeiras, para não ser visto apenas como uma obrigação. Principalmente nas tarefas em que a criança sente maior desconforto. É importante criar um ambiente em que seu pequeno desenvolva as habilidades de forma natural e serena. Fazendo com que, mesmo havendo cobrança, elas vejam que o limite dela é respeitado. O excesso de informações também cansa. Por isso, o ideal seria fazer um controle com o uso de dispositivos eletrônicos, controlando a quantidade de notificações, garantindo a atenção e reduzindo os estímulos. Você deve refletir se não está ocupando demais o tempo livre do seu pequeno. A criança precisa brincar. É no brincar sozinha, ou com seus pares, que também se aprende, ou apenas observando, pois é pela imitação que se dá a maior aprendizagem infantil.



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page