top of page

A importância de estudar atualidades para o vestibular


Você, estudante, precisa conhecer os principais fatos que estão acontecendo no Brasil e no Mundo porque algumas dessas notícias podem ser questões dos vestibulares. Estar bem informado contribui também na elaboração de dissertação mais completas e interessantes.

Quando ler notícias se torna um hábito sua bagagem cultural aumenta, seus conhecimentos se tornam mais profundos. Isso acontece porque nosso cérebro trabalha por meio de associações, ou seja, vamos cruzando um conhecimento ao outro, quanto mais conhecimentos mais facilidade para aprendermos algo novo.

No entanto, não é um simples “decoreba”, ter informações é diferente de adquirir conhecimentos.

Com boas informações de antemão vão te ajudar a aproveitar melhor as aulas de História e Geopolítica, Literatura, Ciências e até as matérias exatas. Lembre-se de que interpretação de texto é uma habilidade essencial em todas as matérias.

Como se manter atualizado

O volume de informação que temos hoje é exorbitante. Há milhares de blogs e fontes de notícias. Acompanhar tudo isso é impossível. No entanto, é preciso saber filtrar quais conteúdos são relevantes para os vestibulares. Prefira fontes confiáveis, nem sempre uma “informação” que está nas redes sociais é verdadeira.

Faça anotações dos melhores conteúdos. Sintetize em um parágrafo o que entendeu sobre aquela notícia. Após 15 dias releia todas notícias, pois é a melhor maneira do cérebro retê-las por mais tempo.

Apps de notícias e agregadores

Feedly, Flipboard, Digg, Google Notícias são apenas alguns exemplos de agregadores. Nesses aplicativos você pode acompanhar as notícias que escolheu através das editorais que mais são relevantes para você: Economia, Tecnologia, Ciências etc.

Sites sobre vestibulares

Há na internet diversos sites específicos para estudantes do Ensino Médio. O Guia do Estudante traz uma página sobre atualidades, com as informações mais pedidas em vestibulares: Guia do Estudante.

Rádio

Programas de notícias como CBN aumentam o senso crítico e ajudam a contextualizar notícias importantes, pois nesses programas participam comentaristas e convidados especializados das mais diversas áreas do conhecimento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page